O vereador Luiz Vieira (PDT) se pronunciou a respeito da sua participação na I Conferência sobre o Clima entre Municípios Vizinhos durante sua Explicação Pessoal na 60ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda, 06. O evento foi realizado na última quinta-feira, 02, e promovido pela Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura de Louveira, reunindo representantes daquele município e, também, de Jundiaí, Itatiba, Itupeva, Valinhos e Vinhedo.
“Eu fiquei muito honrado por representar o Poder Legislativo de Vinhedo nesse evento fundamental para o desenvolvimento sustentável da nossa região”, reconheceu o vereador.
Luiz Vieira também destacou a representação do Poder Executivo de Vinhedo na conferência. “Da parte do Executivo, a cidade foi representada pela diretora Lívia Barreto, que esteve no lugar do professor Osvaldo Pizzolato, secretário de Planejamento Ambiental. Ao final desse encontro, e é muito importante publicizar isso, ela assinou uma ata comprometendo o nosso município com essa iniciativa regional. Isso é muito positivo”.
No âmbito Legislativo, Luiz Vieira retomou o Projeto de Lei nº 58/2022, aprovado pela Câmara. “Esse projeto tinha o objetivo de firmar a adesão de Vinhedo ao Acordo Ambiental São Paulo – Adesão à Iniciativa dos Municípios pelo Clima, que também foi lembrado nessa conferência de Louveira e que está sendo seguido, inclusive, por empresas instaladas em Vinhedo”.
“Então, eu reforço: pensar na alteração global do clima sem formular e sem implementar políticas públicas em nível local é uma contradição. O problema é, sim, global. Já ouvimos isso. Ele afeta todas as partes do planeta. Mas o remédio é dado em escala local. É dado nos municípios, com as empresas, com a sociedade e, principalmente, com o poder público capitaneando todo esse processo e orientando os demais entes da sociedade”, complementou o vereador.
Sem respostas