Em discurso proferido na 24ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira, 09, o vereador Luiz Vieira (PDT) comentou sobre o mais recente relatório publicado pelo Painel Intergovernamental de Mudança do Clima da ONU (IPCC), que relaciona a intensificação dos eventos climáticos extremos com a ação humana.

“Hoje é um dia histórico para a pauta das mudanças climáticas no planeta Terra. Acaba de ser publicado o mais recente relatório do IPCC e, pela primeira vez, os cientistas ligaram o aumento da frequência e da intensidade dos eventos extremos que estamos vendo em tantas partes do mundo, como tempestades, enchentes, furacões, ciclones, secas prolongadas, ondas de calor e frio extremo, às mudanças climáticas causadas pela ação dos seres humanos”, enfatizou o vereador.

O parlamentar alertou quanto à responsabilidade de cada um e, em especial, do Poder Público, em trabalhar para diminuir práticas prejudiciais ao meio ambiente. Em Vinhedo, por exemplo, o transporte majoritariamente adotado pelos munícipes é por meio de veículos particulares de passeio, em muito devido à carência de serviço de transporte público de qualidade e opções não motorizadas e sustentáveis. “Apesar de não ser um assunto próprio do município, isso diz respeito a muitas coisas que acontecem aqui na cidade. Nós temos um alto número de carros por habitante, poucas opções de transporte sustentável e não motorizado, e vemos uma expansão da mancha urbana do município, levando mais asfalto, empreendimentos e todos os problemas que vêm juntos nesse pacote. Estamos inseridos em uma Região Metropolitana que também apresenta uma série de problemas que ultrapassam as fronteiras das cidades e se tornam uma causa comum”.

Ao final, Luiz Vieira fez um apelo para que a municipalidade busque desenvolver políticas públicas que atendam os Objetivos Globais da Agenda 2030. 

“Isso é algo que eu tenho falado bastante em minha trajetória na Universidade, em minha vida pública e, mais recentemente, aqui na Câmara, como vereador. Nós podemos até negligenciar por um tempo a pauta do meio ambiente, a sustentabilidade, os objetivos de desenvolvimento sustentável, inclusive não é raro ouvirmos que essa pauta não é tão relevante, ou que não há necessidade de abordar esse assunto, mas já sabemos que a conta uma hora vai chegar, e isso acontecerá em breve, porque o planeta já está saturado pela exploração humana. Se não mudarmos nossos hábitos e não criarmos políticas públicas que respondam a esses desafios, estaremos caminhando a passos largos para a extinção da vida na Terra como a conhecemos”.

Sem respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *