Considerando os problemas de Vinhedo para a captação de água, o vereador Luiz Vieira (PDT) protocolou a Moção de Apelo nº 518/2021, para que a Prefeitura considere a possibilidade de elaborar uma Política Municipal de Sustentabilidade Hídrica Urbana, com o intuito de melhorar o escoamento e a absorção de águas pluviais. A propositura também foi assinada pela vereadora Nayla de Souza (PDT).

Como subsídio para a formulação dessa política pública, os parlamentares encaminharam, em anexo, uma minuta de Projeto de Lei, que poderá ser utilizada futuramente pelo Poder Executivo municipal. No documento, destaca-se a ideia de implementar o jardim de chuva, também conhecido como sistema de biorretenção, que consiste em um canteiro com plantas, que visa coletar as águas pluviais através de aberturas em seu contorno.

Essa é uma solução simples, mas eficaz, de infraestrutura verde, que pode ser aplicada tanto no âmbito residencial (armazenando a água de telhados, pátios e passeios) quanto no urbano (em calçadas largas, estacionamentos, rotatórias, entre outros ambientes). Esse mecanismo já é utilizado em algumas cidades brasileiras e de outros países, mostrando bons resultados.

“Precisamos de alternativas como soluções baseadas na natureza para enfrentarmos e vencermos definitivamente o problema da escassez hídrica em Vinhedo. Caso contrário, seremos obrigados a conviver com o estresse hídrico todos os anos, por conta das características populacionais, geográficas e climáticas de nossa cidade, especialmente nos períodos de estiagem, que tende a ser cada vez mais severa”, ressaltou Luiz Vieira.

Sem respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *