Na 14ª Sessão Extraordinária da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Vinhedo, realizada na tarde do dia 27 de setembro, foi aprovado o Projeto de Lei nº 65/2021, de autoria do vereador Luiz Vieira (PDT), com coautoria da vereadora Nayla de Souza (PDT), que institui o Dia Municipal do Catador e Separador de Materiais Recicláveis.
Entretanto, muitas vezes, as datas são institucionalizadas, mas acabam não surtindo o efeito desejado por quem se dispôs a marcar aquela celebração no calendário. Sendo assim, além de homenagear tais profissionais, a promulgação dessa Lei deve suscitar políticas públicas para conceder dignidade ao ofício de quem contribui com a saúde pública e com o meio ambiente por meio da coleta e da separação de materiais recicláveis, que, sem esse trabalho, seriam depositados diretamente na natureza. Sabe-se, também, que a atual situação política e econômica do país fez com que milhões de brasileiras e brasileiros fossem lançados ao desemprego ou à informalidade.
Diante do cenário exposto, o trabalho de recolher e selecionar os materiais recicláveis também recebeu um incremento de pessoal, inclusive em Vinhedo, que viu o número de moradores dependentes dessa atividade inflar. Sendo assim, o vereador Luiz Vieira encaminhou a Moção nº 562/2021, sugerindo que a Prefeitura realize o cadastramento de todas as pessoas que lidam diretamente com a catação e a separação de materiais recicláveis em Vinhedo. A propositura teve como coautoras as vereadoras Nayla de Souza e Chris PC.
“É um dever do Poder Público formular políticas públicas que ofereçam alternativas socioeconômicas a essas pessoas, especialmente em tempos de crise. Igualmente, essa ação pode acarretar um impacto positivo na preservação do meio ambiente. Contudo, isso só será possível mediante o cadastro de trabalhadoras e trabalhadores envolvidos com a coleta e a separação de materiais recicláveis”, ressaltou o parlamentar.
Sem respostas