Na 80ª Sessão Ordinária, a vereadora Nayla de Souza (PDT) e o vereador Luiz Vieira (PDT) protocolaram as Moções de Congratulações nºs1054, 1055, 1056, 1057, 1058, 1059/2022 aos realizadores da Semana da Consciência Negra em Vinhedo. O evento é fruto da Emenda Impositiva nº 19/2021 da vereadora Nayla de Souza à Lei Orçamentária de 2022 (Lei Ordinária nº 4033/2022).
Nas proposituras, foram destacados o historiador e ator Guilherme Oliveira, a publicitária Maria Júlia Macena, a produtora cultural Julia Madeira, a oficineira Giovana Sartori, o artista plástico Elvis da Silva, o mestre Raphael Salustiano e o Samba de Roda da Dona Maria, além da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo pela realização do evento.
Como pontuou a parlamentar, “a Semana da Consciência Negra foi criada pelo saudoso vereador Rocha, em 1999. Mas a última vez que o evento havia sido realizado em Vinhedo foi em 2016”.
“Foi um momento histórico para cidade. Parabenizo a Secretaria de Cultura e Turismo porque fez uma escolha política muito sábia, que foi dar protagonismo e valorização para as próprias pessoas da cidade. As pessoas que conhecem a cidade”, ressaltou a vereadora Nayla de Souza.
“Deixo aqui registrado o quão grato eu estou por assinar essas moções e por reconhecer o belo trabalho que foi realizado. Que possamos refletir sobre a luta contra o racismo e a opressão no Brasil. Mais que isso, sobre a realidade histórica de preconceito, que está aí, explícita, para que qualquer um veja, até os dias de hoje”, apontou Luiz Vieira.
Em sua explicação pessoal, o vereador concluiu sua fala dizendo que “não ser racista é apenas parte da conduta necessária. Precisamos, também, ser antirracistas. Essa é uma luta de todas e todos nós. Todos os dias”.
Sem respostas