A vereadora Nayla de Souza (PDT) e o vereador Luiz Vieira (PDT) apresentaram o Requerimento nº 65/2022, que trata do fechamento progressivo das turmas de ensino médio do EJA oferecidos pela rede municipal de Vinhedo. O Requerimento foi aprovado por unanimidade na 63ª Sessão Ordinária da Câmara de Vinhedo.
Nayla de Souza e Luiz Vieira pediram informações à Prefeitura e à Secretaria de Educação, após “receberem indagações de professores, gestores e profissionais da área que atuam na educação de jovens e adultos na cidade, a respeito das decisões que levaram o Executivo a não dar continuidade com os EJAs (Ensino Médio) na E.M. Franco Montoro e no Centro Municipal de Ensino Supletivo, Fundamental e Médio de Vinhedo”, explicam.
Os parlamentares questionaram quais motivos levaram a Secretaria Municipal de Educação a descontinuar a história de formação educacional dos vinhedenses que frequentam o ensino médio e qual o impacto essa decisão terá nos professores e alunos. Entre outras informações solicitadas, o Requerimento pergunta à Prefeitura se a decisão foi deliberada com o Conselho Municipal de Educação, com a gestão e a comunidade das duas escolas já mencionadas.
Em sua fala, a vereadora Nayla lembrou que “com educação de qualidade, as pessoas conseguem trabalhos melhores, podem cursar ensino técnico e ensino superior. Podem se profissionalizar. E isso não tem idade.” E ainda afirmou que “a EJA não é somente a continuidade do Ensino Básico, um lugar de alfabetização ou o desejo de um diploma. A Educação de Jovens e Adultos no nosso país é dar às pessoas uma nova chance. É dar conhecimento e desenvolver potencial individual, potencial esse que, em muitas vezes, foi tirado à força, por problemas que, qualquer um de nós, pode enfrentar ao longo da vida”.
Sem respostas