Estudos para a pavimentação ecológica no bairro Vale Verde foram solicitados pelo vereador Luiz Vieira (PDT) à Prefeitura. Segundo o parlamentar, o pedido faz coro a uma antiga reivindicação dos próprios moradores e há mais de 30 proposituras na Câmara sobre a necessidade de infraestrutura no local, sendo a mais antiga da década de 1990.
“No Brasil, as pavimentações de ruas com asfalto são as mais comuns. Esse material é derivado da destilação de petróleo e sua ampla utilização tem como consequência a absorção de raios solares, causando a elevação de temperatura nos centros urbanos. Além disso, a impermeabilização do solo asfaltado prejudica o escoamento de água, aumentando o risco de enchentes. Pensando em soluções ambientais aplicadas em vias de baixa circulação, a implantação de pavimentação ecológica utilizando blocos intertravados de concreto é uma alternativa viável e ambientalmente sustentável.”, afirma Luiz Vieira.

O vereador ainda declara que tem “esperança de que a Prefeitura de Vinhedo caminhe em direção à construção de uma cidade verdadeiramente forte e sustentável, na qual esse mote seja traduzido em políticas públicas, a começar pela pavimentação ecológica de suas ruas. Essa técnica pode ser implementada no Vale Verde, de maneira a solucionar um problema estrutural que se arrasta há várias gestões e incentivar a adoção de alternativas ambientalmente sustentáveis para a dinâmica urbana de nosso município”.

Pavimentos de concreto intertravados

Pensando em soluções ambientais aplicadas em vias de baixa circulação, a implantação de pavimentação ecológica utilizando blocos intertravados de concreto, que podem até mesmo ser aplicados com grama, tem figurado como uma alternativa viável e ambientalmente sustentável.

“Nas últimas décadas, os pavimentos de concreto intertravados avançaram no mercado de construção brasileiro e estão sendo cada vez mais utilizados nas obras de praças, parques, calçadas, complexos esportivos e estacionamentos. Porém, a tendência é que os materiais tomem as ruas, substituindo o asfalto nas vias urbanas.”, afirma o Luiz Vieira.

O parlamentar ainda destaca que, quando o pavimento intertravado é executado corretamente, pode atingir desempenho semelhante ao do pavimento asfáltico, resistir aos movimentos verticais, horizontais e rotacionais e distribuir uniformemente a carga.

Além disso, o pavimento intertravado apresenta várias vantagens sobre o asfalto, como economia, pois a instalação é mais simples, mais durável e necessita de menor manutenção ao logo da sua vida útil; o inferior consumo de energia em sua fabricação, em comparação com o asfalto; a facilidade de remoção e reinstalação das peças, que permitem que obras que exijam a passagem de novas tubulações ou de cabos elétricos sejam feitas mais rapidamente e com menos intervenções; e ganhos ambientais, evitando a geração de resíduos.

Sem respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *